10 fevereiro 2011

Calor humano será fonte de energia na estação de Estocolmo

Nos dias de hoje o que mais ouvimos falar na mídia em geral é sobre o aquecimento global. Para quem ainda não sabe o aquecimento global é sim um fenômeno natural bom, sem ele a vida na terra não existiria, pois a temperatura no planeta azul seria de alguns centésimos abaixo de zero. Porém o que acontece atualmente é que com a constante emissão de gases poluentes esta camada protetora está ficando cada vez mais expeça, e por isso retém mais calor na terra. Isto é que faz com que as geleiras derretam e que tenhamos um clima cada vez mais intenso.
Foi pensando nisto que a estação de Estocolmo, na Suécia, resolveu junto da construtora sueca Jernhusen, um meio de economizar energia para assim diminuir a emissão de gases poluente. E imaginem, a grande idéia foi aproveitar o calor humano para tal. Este é um projeto pioneiro e trará uma economia de energia de cerca de 25%.
O projeto consiste em capturar a energia térmica das pessoas por meio de receptores espalhados por toda a estação, depois este calor aquece uma determinada quantidade de água, que por sua vez é levado a um prédio anexo a estação, e é lá onde é gerada a energia que possibilitará a economia.O projeto estará pronto em julho de 2012.
Nesta estação passam 200 mil pessoas por dia, mas há estações muito maiores tanto na Suécia, quanto no mundo, e a idéia é implantar sistemas destes também em outros lugares.

0 comentários:

Postar um comentário